segunda-feira, 21 de junho de 2010

Patrimonialismo existente em todos os cantos

O termo patrimonialismo foi concebido por Weber, para se referir a formas de dominação política em que não existem divisões nítidas entre as esferas de atividade pública e privada, Para Max Weber, patrimonialismo era um tipo de dominação tradicional, se apropriando da burocracia pública pela via pessoal, direta, de mando.

É a característica de um estado ou de um governo que não distingue a diferença entre o que é publico do que é privado. Onde os governantes gastam o dinheiro publico de formas erradas buscando mais o beneficio próprio ao coletivo. Também pode ser a forma de ajudarem seus aliados políticos utilizando o poder que lhe é mantido para este ou aquele beneficio e que de uma forma ou outra é o mesmo que ajudar a si próprio, deixando a liberdade dos ajudado, amarrada em seus interesses. Temos varias formas de patrimonialismo em diversas situações nosso atual governante leva esse conceito de patrimonialista ao pé da letra, gastando o erário publico de forma a se beneficiar exemplos;
Deslocamento dos moradores da favela da guarda mirim construindo prédios no lugar dos barracos, muito bom isso não fosse seu luxuoso condomínio a 500 metros do local, ou seja valorização de seu imóvel e ainda o fato de “ajudar” os moradores da favela.

Para quitar um acordo político em beneficio de sua eleição hoje são alugados boa parte da frota de táxi de foz para uso da prefeitura, ou seja, dinheiro gasto sem necessidade pois a prefeitura já tem sua própria frota de veículos.outro local onde existe a secretaria de saúde existem varias salas vazias onde poderiam ser encaixadas varias secretarias pequenas, evitando assim gastos. Contratação de cargos de confiança o famoso “cc” onde na sua maioria são cargos fantasmas descompromissados com seus cargos e sim compromissado com quem o colocou.

Lá é que ninguém jamais os viu em ação, outras formas corriqueiras dessa ação é funcionário publico que se utiliza de bens públicos como carros da prefeitura para buscar seus filhos na escola ou fazer compras em supermercados ou viagens particulares.isso é prática patrimonialista que infelizmente está na raíz da cultura do povo brasileiro desde a chegada da família real no Brasil. Esses são alguns poucos exemplos de nosso mais próximo governante. Mas ainda existem outros tipos de patrimonialismo e todos estão ligados com corrupção e nepotismo. A única forma de combater o patrimonialismo é na base da democracia. Onde devera ser colocada no foco somente o que venha a beneficiar o coletivo. Tirando de vez da cultura e das praticas de políticos esse endeusamento de quando se esta no poder.


Condomínio fechado pertencente ao prefeito de Foz

Outra sede da prefeitura de Foz do Iguaçu



Prédio de uma das sedes da prefeitura de Foz do Iguaçu


Texto e fotos de Sílvio Vera

Nenhum comentário:

Postar um comentário